Caros condôminos!

Caros condôminos, elaboramos este espaço para mantê-los informados de nossas atividades, trazendo aos Senhores (a) a transparência necessária em nossas rotinas diárias. Informamos que o site é exclusivamente para informações e não tem qualquer vinculo com grupos de redes sociais.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

INCÊNDIO NO PORTAL DO SOL (SOLIDARIEDADE)

Prezados moradores,

Não sabemos se é do conhecimento de todos sobre o sinistro (Incêndio) ocorrido no Condomínio Portal do Sol (Nossos Vizinhos). E com o objetivo de trazer a nossa solidariedade aos moradores prejudicados pelo evento.

Informamos aos que desejarem fazer doações que procurem a Sra Nádia (Conselheira) na Administração do condomínio Portal do Sol. No momento, (Fraudas, casacos, roupas, alimentos, produtos de higiene, etc.) estão sendo muito bem vindos. Aos que desejarem efetuar doações de ordem financeira (Qualquer valor) podem depositar na conta abaixo: Infelizmente a família teve perca total de seu imóvel e necessita da solidariedade de TODOS para recomeçarem as suas vidas. Abaixo, fotos do incêndio.
Aproveitamos o triste episódio, para alertar sobre a responsabilidade de TODOS quanto aos cuidados necessários para evitar "Princípios de Incêndios";

Revisar periodicamente toda a instalação elétrica do prédio, procurando inclusive constatar também a existência de possíveis vazamentos de gases.
Evitar o vazamento de líquidos inflamáveis.
Evitar a falta de ventilação.
Não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Nem obstruí-las com materiais ou equipamentos.
Tomar cuidado com cera, utilizada nos piso,s quando dissolvida. Não deixar estopas ou flanelas embebidas em óleos ou graxas em locais inadequados.
Alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos (como elevadores) e sobre o cuidado de atirar fósforos e pontas de cigarros acessos em qualquer lugar.
Aconselhar os trabalhadores para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao término da jornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos elétricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, dentre outros.
Em caso de incêndio, informar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível: a ocorrência, o acesso mais fácil para a chegada ao local e o número de pessoas acidentadas, inclusive nas proximidades.
Nunca utilizar os elevadores no momento do incêndio.
Evitar aglomerações para não dificultar a ação do socorro e manter a área junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas. 

Instruções Complementares; 
Desligue imediatamente o equipamento que estiver manuseando e feche as saídas de gás. 
Procure sempre manter a calma e não fume. Não tire as roupas. Dê o alarme.
Mantenha, se possível, as roupas molhadas.
Jogue fora todo e qualquer material inflamável que carregue consigo.
Em situações críticas feche-se no banheiro, mantendo a porta umedecida pelo lado interno e vedada com toalha ou papel molhados.
Em condições de fumaça intensa cubra o rosto com um lenço molhado.
Não fique no peitoril antes de haver condições de salvamento, proporcionadas pelo Corpo de Bombeiros. Indique sua posição no edifício acenando para o Corpo de Bombeiros com um lenço.
Aguarde outras instruções do Corpo de Bombeiros.
Em caso de incêndio, se você se encontra em lugar cheio de fumaça procure sair, andando o mais rente possível do piso, para evitar ficar asfixiado.
Em regra geral, uma pessoa cuja roupa pegou fogo procura correr. Não o faça: a vítima deve procurar não respirar o calor das chamas. Para o evitar, dobre os braços sobre o rosto, apertando-os: jogue-se ao chão e role, ou envolva-se numa coberta ou num tecido qualquer.
Vendo correr uma pessoa com as roupas em chamas, não a deixe faze-lo. Obrigue-a a jogar-se ao chão e rolar lentamente.
Use de força, se necessário, para isso.
Se for possível, use extintor ou mangueira sobre o acidentado.
No caso de não haver nada por perto, jogue areia ou terra na vítima, enquanto ela está rolando. Se puder, envolva o acidentado com um cobertor, lona ou com panos grossos.
Envolva primeiro o peito, para proteger o rosto e a cabeça. Nunca envolva a cabeça da vítima, pois assim você a obriga a respirar gases.
Ao perceber um incêndio não se altere; estando num local com muitas pessoas ao redor, não grite nem corra. Acate as normas de prevenção e evite acidentes.
Trate de sair pelas portas principais ou de emergência, de maneira rápida, sem gritos, em ordem, sem correrias. Nunca feche com chaves as portas principais e as de emergência.
Não guarde panos impregnados de gasolina, óleos, cera ou outros inflamáveis.
Após o uso do extintor, notificar o serviço de segurança para recarregamento.

Costumamos dizer que o ser humano vive a "Síndrome da casa do vizinho" noticiando e observando apenas o que de ruim acontece aos outros e desapercebidamente achamos que nunca vai acontecer conosco. Vamos usar este fato como um exemplo e observar os requisitos necessários para evitar o pior.

André - Sindico
 Administração.

Juntos! Somos Melhores.

"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca." 
(Antoine De Saint Exupery)

Nenhum comentário:

Postar um comentário