Caros condôminos!

Caros condôminos, elaboramos este espaço para mantê-los informados de nossas atividades, trazendo aos Senhores (a) a transparência necessária em nossas rotinas diárias. Informamos que o site é exclusivamente para informações e não tem qualquer vinculo com grupos de redes sociais.

sexta-feira, 31 de março de 2017

PRINCIPIO DE INCÊNDIO NO BLOCO 6 (SABIÁ) E UM ALERTA!

Hoje, dia 31 de março de 2017, tivemos a noticia através de um chamado desesperado de uma funcionária e de moradores de um sinistro (Princípio de Incêndio) em nosso condomínio, mas precisamente no bloco 6 - sabiá. 
A imagem ao lado mostra em tese onde pode ter iniciado o principio de incêndio, visto que, aparentemente a caixa de disjuntores apresenta um possível curto circuito, e a frente havia um armário de madeira que incendiou, provocando o estrago no ambiente. Como podem notar, pode acontecer com qualquer pessoa, e por isso, a necessidade de uma revisão na parte elétrica de sua unidade, haja vista, o empreendimento possuir 5 anos de existência é considerável. Noutro giro, desejo acrescentar uma observação sobre os efeitos e consequências que um princípio de incêndio pode acarretar tanto a unidade prejudicada como as outras, sejam elas, acima ou abaixo, começando por se dizer sobre o conceito do triangulo do fogo, que são: O "Comburente, combustível e calor", conforme a ilustração, do lado direito acima, já, a ilustração abaixo a esquerda;
apresenta outra realidade que  trata o incêndio quando propagado por "radiação térmica". O que isso significa? Significa que o calor quando em altas temperaturas pode propagar por meio de "radiação, ou seja, se ocorrer um incêndio de médio porte, as unidades ao lado podem também ser prejudicadas. Conforme falamos antes, o principio de incêndio de hoje, em princípio ocorreu através de um curto circuito em uma caixa de disjuntores, alcançando o armário de madeira que encontrava-se próximo e vejam os resultados através das imagens. Cabe ressaltar que estamos falando apenas da cozinha onde o armário exerceu o papel do comburente, importante que observem o que ocorre nos outros ambientes.
notem que o sofá e o quadro, podem servir como elementos de propagação, ou seja, um pequeno incêndio, pode se transformar em um evento de grandes proporções trazendo prejuízos inestimáveis.
A nossa proposta nesta postagem é trazer a conscientização de todos os moradores a respeito da manutenção, cuidado e atenção com os eletrodomésticos, tomadas, disjuntores, Benjamin, extensões, estabilizadores, ventiladores (de chão e de tetos), carregadores, cortinas próximas ao ar condicionado, manutenção dos aparelhos de ar condicionado, tomadas apresentando falhas ou variações de energia, fontes de carregamento, etc. Em fim, a prevenção pode evitar situações inesperadas e desagradáveis.
Agora que falamos sobre o ocorrido e tentamos explicar um pouco sobre o conceito do fogo, suas consequências e as maneiras que podemos evita-los.
As imagens mostram um hábito que infelizmente determinados moradores estão praticando, depositando nas lixeiras, materiais inapropriados, entre eles, madeira, que pode servir como comburente (Material Inflamável) em caso de incêndios, e não é só isso, o local onde deve servir de ponto de escape (escadas) estão cheios de latas de tintas, camas, guarda roupas, entulhos etc. Lamentável!
Lembram da propagação do incêndio por "radiação" então! as portas corta fogos e os espaços que servem de refúgios em casos de sinistros, de nada servirão, pois estas madeiras e latas de tintas que encontram-se nestes locais impedem a fuga em casos de incêndios. Não tenham dúvidas, e digo com propriedade e autoridade de minha profissão, se ocorrer um incêndio de maiores proporções podemos nos tornar vítimas fatais ficando impossibilitados de sair do local. Portanto! vamos pensar no assunto e no ocorrido de hoje e usar como lição pra evitar um mal maior. Conto com a compreensão e a mobilização de TODOS. Obrigado!

André - Sindico
Administração

Juntos! Somos melhores.

A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos. Barack Obama

Nenhum comentário:

Postar um comentário